Ministério Público irá investigar denúncias no repasse de verbas

O promotor de Justiça Orlando Bastos Filho instaurou inquérito - Por: Adival B. Pinto/Arquivo JCS


O promotor Orlando Bastos Filho instaurou inquérito civil para apurar eventuais irregularidades no repasse de verbas públicas a entidades esportivas, por intermédio do Fundo de Amparo ao Esporte Amador de Sorocaba (Fadas). A Prefeitura de Sorocaba abriu processo administrativo para apurar a denúncia apresentada pelo administrador de empresas Luiz Antônio Barbosa e interrompeu o repasse do dinheiro.

Em reunião com vereadores integrantes da comissão especial formada no Legislativo, ocorrida na tarde de anteontem, o secretário de Governo e Relações Institucionais, João Leandro da Costa Filho, reafirmou que não haverá destinação de verba pública enquanto a situação não for esclarecida. Representantes das modalidades esportivas de Sorocaba fizeram, na terça-feira, uma manifestação na Câmara de Sorocaba.

A informação de abertura de inquérito foi passada pelo promotor pelo Twitter. Em suas postagens, publicadas na manhã de ontem, Bastos Filho disse que o Ministério Público (MP) vai acompanhar o caso. "Tudo indica que a prefeitura já vem agindo com rigor na matéria, mas é necessário acompanhar, até para eventualmente, ampliar seu objeto."

O inquérito civil é um procedimento investigatório que pode ser arquivado ou resultar numa ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP).

Reunião
A Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) informou, por intermédio de nota da assessoria de imprensa, que uma reunião entre os integrantes ou representantes das ligas deverá acontecer na próxima semana. A data, informou a Prefeitura de Sorocaba, depende ainda da agenda dos secretários envolvidos na questão, o que inclui o titular da Secretaria de Esporte (Semes). "A denúncia está sendo avaliada pela área jurídica da Prefeitura que, posteriormente, deverá ouvir o denunciante", diz nota.

Ligas
Na terça-feira, representantes das modalidades esportivas cobraram uma ação do Poder Público de Sorocaba, ao dizer que souberam do caso pela imprensa. O coordenador técnico da Liga Sorocabana de Boxe, Vladimir de Godoi, diz que a situação maculou a imagem das ligas junto ao patrocinadores e atletas. Ele ressaltou que as modalidades esportivas já estão sentindo os reflexos da falta de verba, seja pelo pagamento de inscrição em competição ou de filiação de atletas.

Godoi destacou que muitas modalidades já pensam em deixar o município e disputar os Jogos Regionais e os Abertos por outras cidades.

(Wilson Júnior - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tabela Completa Taça Baltazar Fernandes 2017

Secretaria de Esporte e Lazer 1ª Rodada - 19 de março - (domingo) ...