Sérgio, ex-Palmeiras, vai jogar em Barça 'genérico' no interior de SP

Por Fernando Cesarotti Sorocaba, SP

O goleiro Sérgio, que se consagrou com a camisa do Palmeiras e defendeu também Flamengo, Santos, Portuguesa e Bahia, entre muitos outros clubes, assinou contrato neste ano com o Barcelona. Mas não é bem o Barcelona que você imagina: este veste uniforme alvinegro, não azul e grená, e joga num campo que passa longe da imponência do Camp Nou.

Trata-se do Clube Atlético Barcelona, um clube disputa as competições de várzea no futebol de Sorocaba, no interior de São Paulo. Aos 41 anos, Sérgio acertou para participar do campeonato de veteranos organizado pela prefeitura da cidade.

O acerto foi fechado no começo do mês de março. Com uma caneta esferográfica comum, numa mesa de bar, Sérgio assinou o contrato, depois vestiu o uniforme - verde, cor que nunca chegou a usar no Palmeiras (seus uniformes eram normalmente azul ou cinza) - e posou para fotos em campo, sozinho e com os novos companheiros.

Nesta quarta-feira, o Barça fará a apresentação oficial de Sérgio e de mais um jogador que passou por um grande clube: o atacante Neizinho, que defendeu o Santos na década de 1990 e foi revelado pelo São Bento, depois de passar por clubes da várzea de Sorocaba.

Sérgio, ex-Palmeiras, assina contrato com o Barcelona, clube amador da cidade (Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona Sorocaba)
Sérgio assinou contrato com o Barcelona, clube amador de Sorocaba
(Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona)

Assim que entrar em campo, Sérgio terá a chance de igualar o feito de um velho rival: Viola, ex-atacante do Corinthians, que no ano passado defendeu o Vila Hortência, outro clube amador da cidade, e que foi campeão do torneio de veteranos. Ainda não se sabe se Viola voltará neste ano para tentar o bicampeonato, no que seria um reencontro e tanto.

Aliás, o "trauma" de Viola é parcialmente responsável pela chegada de Sérgio. No ano passado, o time foi batido pelo Vila Hortência na decisão, com grande atuação de Viola. E o técnico Ednei Peixe decidiu que era a hora de o Barça também se reforçar.

- Eu tenho um amigo, jogador do nosso time, que é muito ligado ao Sérgio, o acompanhou em jogos de showbol, e ele deu a ideia. O Sérgio esteve em Sorocaba, num evento da Mancha Alviverde (torcida organizada do Palmeiras), e nós conversamos, fizemos amizade, ele veio disputar um amistoso, gostou e nós chegamos a um acordo.

Amadorismo? Só no nome

Sérgio vai receber para jogar pelo Barcelona, um valor acertado por partida que Ednei Peixe não quis revelar, mas diz ser "simbólico", menor do que o ex-goleiro do Verdão cobra para participar de outros eventos. O dinheiro, diz Peixe, virá da colaboração de empresários ligados ao clube.

Sérgio, ex-Palmeiras, assina contrato com o Barcelona, clube amador de Sorocaba (Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona Sorocaba)
Sérgio já defendeu o Barcelona sorocabano num
amistoso Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona)

- Foi uma coisa de amizade, mesmo. E o dinheiro nós vamos arrumar com patrocinadores, já temos uma lista de empresários para procurar. Um dá R$ 1 mil, outro dá R$ 2 mil e a gente vai se arrumando. Nosso time vai ser forte, temos outros jogadores que foram profissionais, mas sem o mesmo brilho do Sérgio, claro.

Nos últimos anos, a presença de jogadores famosos foi frequente em Sorocaba, especialmente depois que a prefeitura liberou a participação de atletas que não sejam nascidos ou moradores da cidade. Foi assim que o Vila Hortência, que é vizinho de bairro do Barcelona, teve o aval para contratar Viola.

O presidente do Barça sorocabano, Luiz Carlos Machado Lisboa, admite que foi pego de surpresa ao ver o ex-goleiro do Palmeiras no seu clube, mas ficou bastante satisfeito em contar com um ídolo, ainda que ele próprio seja corintiano.

- Isso é bom, o pessoal está muito animado e tenho certeza de que teremos um grande campeonato, com muito púbilco nos campos.

Tradição e história

Apesar de pouco conhecido fora de Sorocaba, o Barcelona é um clube tradicional na cidade. Foi criado em 1951, no bairro de Além-Ponte, que nas décadas anteriores havia recebido milhares de imigrantes espanhóis - entre eles muitoscatalães, que fugiam do regime do ditador Francisco Franco.

O clube até já se filiou à Federação Paulista de Futebol (FPF), mas nunca se arriscou no profissionalismo. Em 1993, foi o Barcelona que "emprestou" sua filiação ao Atlético Sorocaba para que o clube, recém-fundado, pudesse entrar na quarta divisão estadual. Jogando oficialmente com o nome do Barça , o Galo chegou às finais e conseguiu o acesso à Série A3 - hoje, disputa a A2.

Apesar da tradição na cidade, o Barcelona nunca foi campeão do torneio de veteranos em Sorocaba. Sérgio é a principal arma de Ednei Peixe para acabar com esse jejum.

- Há dois anos, nós ficamos entre os oito melhores. No ano passado, fomos vice-campeões. Quem sabe neste ano não chegou a hora? Acima de tudo, vai ser um grande espetáculo para o pessoal da cidade que aprecia futebol.

Sérgio, ex-Palmeiras, assina contrato com o Barcelona, clube amador de Sorocaba (Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona Sorocaba)
Sérgio posa com seus novos companheiros de clube
(Foto: Paulo C. Queiróz/CA Barcelona Sorocaba)

(Fernando Cesarotti Sorocaba, SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tabela Completa Taça Baltazar Fernandes 2017

Secretaria de Esporte e Lazer 1ª Rodada - 19 de março - (domingo) ...