Acabou a impunidade

Asa Branca é o primeiro time punido com base no novo Código de Justiça Desportiva
O Asa Branca foi banido por um ano, mas volta a tempo da Baltazar 2013
 Por: ERICK PINHEIRO


Por causa de agressão à arbitragem praticada por um jogador, o Asa Branca foi suspenso por um ano dos campeonatos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes). O julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) ocorreu na noite da última terça-feira. É o primeiro caso de aplicação do novo Código de Justiça Desportiva do Município de Sorocaba (CJDMS), que foi aprovado em junho do ano passado e prevê exclusão de times que tiverem atletas, membros da comissão técnica, dirigentes, funcionários, colaboradores ou torcedores envolvidos em atos de violência contra árbitros, assistentes, organizadores, colaboradores ou membros da Justiça Desportiva. 
Com a decisão do TJD, o Asa Branca está eliminado da Taça Cidade, a primeira divisão do futebol varzeano de Sorocaba e automaticamente rebaixado para a Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão. De acordo com o CJDMS, não há possibilidade de recurso. O acusado da agressão, Carlos Adriano, deve ser julgado na próxima semana.
A agressão aconteceu no dia 8 de abril, na partida entre Asa Branca e América, que ocorria no estádio Bráulio Garcia Clemente e era válida pela sexta rodada da Taça Cidade. Segundo o relatório do árbitro Paulo Rogélio, o caso ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, após ele expulsar o jogador Carlos Adriano de Moraes Ferreira -- que havia aplicado um carrinho. O placar da partida apontava 3 a 2 para o América.
Paulo Rogélio relatou que o jogador expulso chegou por trás dele e o agrediu com um soco no rosto. Em seguida, alguns torcedores do Asa Branca invadiram o gramado e também tentaram agredir o árbitro. Eles foram contidos por jogadores e pela comissão técnica do América e o jogo foi encerrado.
A lei que alterou o CJDMS, prevendo penas duras aos times envolvidos em agressões, foi formulada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal depois da onda de violência que tomou conta dos campos de várzea de Sorocaba no primeiro semestre do ano passado.
Três rebaixados 
 
Com a eliminação do Asa Branca, todos os jogos que o time disputou na competição e o único que ainda iria disputar (no dia 13, contra o Corinthinha do Éden) ficam com o placar de 3 a 0 para o adversário isso também é previsto no CJDMS.
Na rodada do último domingo, mesmo antes do julgamento, o Asa compareceu com apenas cinco atletas para enfrentar o Palestra e foi derrotado por WO. Desde o início da competição, a equipe havia somado quatro pontos, frutos de um empate com o Avenida e de uma vitória diante do Comercial.
Assim, o Avenida, que herda dois pontos, acaba sendo o maior beneficiado pela punição. O time salta de 11 para 13 pontos e segue em quinto lugar no Grupo B, mas com apenas um ponto a menos que o Palestra, quarto colocado o Corinthinha do Éden também chegará a 14 na próxima rodada.
Segundo a Semes, a punição ao Asa Branca não muda o sistema de rebaixamento da Taça Cidade.
Assim, os piores de cada grupo cairão para a Taça Palácio dos Tropeiros, a segunda divisão da várzea. Os rebaixados foram definidos matematicamente na rodada do último domingo: Barcelona no Grupo A e Comercial no Grupo B de nada adiantou ter herdado os três pontos do jogo contra o Asa Branca.
Resultados 
 
A Taça Cidade realizou no domingo sua penúltima rodada da primeira fase.
Os resultados foram os seguintes: Grupo A - Barcelona 0 x 3 Gunhê, América Lopes de Oliveira 2 x 0 Nova Sorocaba, Paranazinho 2 x 0 Jardim dos Estados, Alvorada 2 x 1 Santa Terezinha e Ipê 2 x 1 João Romão; Grupo B - Nova Esperança 1 x 1 Paulistano, América 1 x 0 Comercial e Corinthinha do Éden 4 x 2 Avenida. A partida entre Vila Helena e Cajuru do Sul, marcada para o estádio Adeli Pires Amaral, não foi realizada porque a arbitragem chegou atrasada.
Com esses resultados, Paranazinho e Alvorada no Grupo A e o América, no Grupo B, estão matematicamente classificados para as quartas de final.
(Rodrigo Gasparini - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tabela Completa Taça Baltazar Fernandes 2017

Secretaria de Esporte e Lazer 1ª Rodada - 19 de março - (domingo) ...