Começa hoje a Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim

A cerimônia de abertura, seguida do jogo entre São Paulo e Vasco da Gama, marca hoje o início da 19ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim. A solenidade ocorre a partir das 19h00, no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.

A programação da abertura conta com a apresentação da Banda Marcial de Votorantim, desfile das delegações, execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras, apresentação de filme institucional, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas.

A partida inaugural reunirá um dos times que mais venceu a competição. O São Paulo levantou a taça de campeão três vezes, uma delas no ano passado. O Tricolor também foi campeão nas duas primeiras edições do torneio, em 1991 e 1992. Já o Vasco nunca chegou nem mesmo à final do campeonato.

Os dois times estão no Grupo A, que tem ainda Vitória e Internacional. Já no Grupo B estão Santos, Flamengo, Cruzeiro e Seleção de Votorantim. Por sua vez, o Grupo C é composto por Corinthians, Botafogo, Bahia e Coritiba. O Grupo D tem Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio e Figueirense.

O regulamento do campeonato prevê que as equipes se enfrentem entre si, em turno único, dentro dos grupos. Ao final da primeira fase, no domingo, os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final. A partir daí, a competição passa a ser disputada em sistema de eliminatórias em jogo único, até a definição do campeão. A final está marcada para o dia 26 de janeiro. 

Além do Estádio Municipal (que recebeu arquibancadas móveis com capacidade para 7 mil pessoas), o campo do Sesi é outro local que servirá de palco para as partidas. A primeira rodada será completada amanhã, com sete jogos. A segunda rodada ocorre no sábado e a terceira, no domingo.

Tradição 

A Copa Brasil é considerada uma das principais competições do País na categoria sub-15. Criada em 1991, ela teve duas edições consecutivas e, depois, deixou de ser realizada até 1998. A partir de então, passou a acontecer ininterruptamente, todos os anos. Além do São Paulo, o Cruzeiro e o Juventus são outros times que lideram a galeria dos campeões, com três títulos cada.

Vários jogadores importantes do futebol brasileiro e mundial passaram disputaram o campeonato ao longo do tempo. Exemplos disso são o goleiro Rafael, o meia Lucas e os atacantes Neymar, Alexandre Pato, Adriano e Robinho, entre outros.

Na edição deste ano, o torneio deve receber cerca de 500 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas. Eles ficarão alojados em escolas de Votorantim. A maior parte das delegações chegou ontem à cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tabela Completa Taça Baltazar Fernandes 2017

Secretaria de Esporte e Lazer 1ª Rodada - 19 de março - (domingo) ...