Taça Baltazar abre 2ª fase no domingo

A segunda fase da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão do futebol varzeano de Sorocaba, será aberta no próximo domingo, com oito jogos. Eles definirão os primeiros classificados para as oitavas de final da competição. A tabela foi divulgada ontem pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes).
Estas partidas independem das decisões que serão tomadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva na próxima quarta-feira. Na oportunidade, ocorre o julgamento dos jogos que foram encerrados por brigas generalizadas no último domingo (Josane x Itanguá II e Casa Branca x Parque São Bento/Itapipoca). As partidas de domingo envolvem apenas times que faziam parte dos grupos encerrados normalmente na primeira fase.
Pelo regulamento da Baltazar, a segunda fase será disputada em jogos eliminatórios e únicos, sem vantagem para nenhuma equipe. Assim, em caso de empate no tempo normal o classificado será conhecido na decisão por pênaltis.
Confira no quadro a tabela das partidas de domingo. Segundo a Semes, a competição não terá rodada no outro final de semana, devido à realização das eleições municipais.


TAÇA BALTAZAR FERNANDES
Jogos de domingo - 2ª fase
Hora Local Jogo
10h00 Izaltino Walter Aparecidinha x Juventus
10h00 CE Maria Eugênia 13 de Maio x Chelsea
10h00 CE Dr. Pitico DFD x 9 de Julho
10h00 CE Pinheiros Grêmio Vitória Régia x Fepasa
15h20 CE Pinheiros Jandaia x Jardim Manchester
15h20 CE Brig. Tobias Atlético Brasil x Acadêmico
15h20 CE Maria Eugênia Ponte Nova x Cipack
15h20 CE Dr. Pitico São Lorenzo x Vila Maria

Atlético vence fora de casa e lidera o grupo na Copinha

O Atlético Sorocaba venceu o Capivariano de virada neste sábado (22), fora de casa, por 2 a 1 e começou bem a segunda fase da Copa Paulista. O Galo tomou um gol logo no início da partida e mesmo jogando em Capivari foi para cima do adversário, conseguindo voltar com os três pontos na bagagem. 
 
Os destaques da partida foram o goleiro Felipe Alves, que defendeu um pênalti no momento em que a partida estava empatada em 1 a 1 e o artilheiro Marcus Vinícius, que foi o autor do gol da vitória e sofreu o pênalti convertido por Helton Luís. Para ficar ainda melhor o final de semana, São Carlos e Ferroviária empataram em 1 a 1 e o Galo é o líder do grupo 8. O time de Sorocaba volta a campo na quarta-feira, às 19h, contra o São Carlos, no CIC.

Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, os donos da casa abriram o marcador com Romão, que não deu chance para o goleiro atleticano Felipe Alves. O gol serviu de combustível para o Atlético Sorocaba, que se lançou ao ataque. Marcus Vinícius finalizou aos 13, obrigando Maurício a fazer uma boa defesa. Só que o Galo também abriu espaço para os contra-ataques do Capivariano e Joílson fez o goleiro Felipe Alves trabalhar. Aos 44 minutos, Romarinho quase deixou tudo igual no primeiro tempo, numa cabeçada defendida por Maurício.

No vestiário, o treinador Fernando Diniz sacou Bruno Matos e Carlão e apostou em Ramalho e Geninho. Aos 2 minutos, Ramalho mostrou que estava a fim de jogo e finalizou de fora da área. No minuto seguinte foi a vez de Marcus Vinícius arriscar. De tanto tentar, o Galo chegou ao gol. Marcus Vinícius foi derrubado na área e o árbitro Fábio de Jesus Volpato Mendes marcou pênalti. Helton Luiz deixou tudo igual: 1 a 1. No lance seguinte foi a vez do Capivariano ter um pênalti a seu favor. Douglas, que entrou no lugar de Romão, bateu e Felipe Alves salvou o Galo.

Aos 31 minutos, o artilheiro Marcus Vinícius aproveitou rebote e virou para o Atlético Sorocaba: 2 a 1. Marquinhos quase fez o terceiro ainda, após bobeada do goleiro Maurício. O Galo ficou ainda com um jogador a menos. Fábio Gomes já tinha cartão amarelo e acabou expulso, ao receber o segundo amarelo por retardar a cobrança de tiro de meta. Mas a vitória já estava garantida.

Capivariano 1 x 2 Atlético Sorocaba

Capivariano - Mauricio, Denner, Kelisson, Lucas e Léo; Paulo Osório, Regis, João Paulo, Jaílson (Luizinho); Romão (Douglas) e Willian. Técnico: Paulinho McLaren

Atlético Sorocaba - Felipe Alves; Bruno Matos (Ramalho), Cesar, Henrique (Dudu Araxá) e Marquinhos; Fabio Gomes, Helton Luiz, Fernando Miguel e Marcus Vinícius; Carlão (Geninho) e Romarinho. Técnico: Fernando Diniz

Gols
- Romão, aos 5 minutos do 1º tempo; Helton Luís, aos 14, e Marcus Vinícius, aos 31 minutos do 2º tempo
Árbitro - Fábio de Jesus Volpato Mendes
Cartões amarelos - Romão e Lucas (Capivariano); Fábio Gomes e Romarinho (Atlético Sorocaba)
Cartão vermelho - Fábio Gomes (Atlético Sorocaba)
Local - Estádio Carlos Colnaghi, em Capivari

Dois jogos são interrompidos por agressão

O Jardim Itapemirim atropelou o Tigrão e fez 10 a 1 no CE Pinheiros - Por: Emídio Marques


A violência voltou a marcar a Taça Baltazar Fernandes - a 3ª divisão do campeonato varzeano de Sorocaba - e dois jogos não chegaram ao fim devido à briga generalizada entre os atletas das equipes. As brigas de ontem, segundo a Associação de Árbitros da Grande São Paulo (AAGSP), ocorreram nas partidas Casa Branca x Parque São Bento e Josane x Itanguá II. Uma outra partida também não ocorreu, já que o Alternativa não compareceu para enfrentar o Condomínio FC.

Com os incidentes de ontem, já são três os casos de agressão na Baltazar Fernandes. No dia 12 deste mês, o Monte Verde foi eliminado das competições da Secretaria de Esportes de Sorocaba (Semes) até 30 de junho de 2014, pena aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), diante da agressão sofrida pelo assistente Laércio de Jesus Silva. As agressões foram praticadas pelos jogadores do Monte Verde nos instantes finais da partida contra o Grêmio Vitória Régia, válida pela segunda rodada do campeonato, disputada dia 19 de agosto, no Centro Esportivo Dr. Pitico.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

São Guilherme mantém o 100% no veterano

Kairós e Central Parque empataram em 3 a 3 e embolaram grupo A - Por: ADIVAL B. PINTO

O São Guilherme manteve o 100% de aproveitamento na 2ª Divisão do Campeonato Veterano de Sorocaba ao vencer ontem o Corinthinha do Éden por 3 a 0, pela terceira rodada dos grupos A e B. Nas seis partidas de ontem, foram marcados 16 gols e nenhum empate em 0 a 0.

No jogo entre líder e vice-líder do grupo A, Kairós e Central Parque terminaram empatados em 3 a 3. Com este resultado e a vitória do Nova Sorocaba por 1 a 0 diante do Paineiras, o grupo ficou mais embolado. O Nova Sorocaba também soma cinco pontos, mas o Kairós ainda mantém a liderança pelo saldo de gols. Já o Central Parque mantém a segunda colocação por ter anotado 4 gols contra 3 do Nova Sorocaba na competição.

Já o grupo B tem o São Guilherme com nove pontos na liderança. O Santa Marina venceu o confronto direto com o Águia de Ouro por 1 a 0 ontem e pulou para a segunda colocação.

Adversários da 2ª fase estão definidos

Ferroviária, Capivariano e São Carlos serão os próximos adversários do Atlético Sorocaba na segunda fase da Copa Paulista de Futebol. A definição ocorreu ontem após o término da etapa classificatória da competição. As datas, os locais e os horários dos jogos serão divulgados no início desta semana pela Federação Paulista de Futebol.
O Atlético Sorocaba terminou na liderança do Grupo 4 com 30 pontos ganhos. A equipe disputou 14 partidas, venceu nove, empatou três e perdeu apenas duas.
Os futuros adversários do Galo sorocabano tiveram campanhas inferiores. A Ferroviária encerrou a fase em segundo lugar do Grupo 1 com 24 pontos, o São Carlos em terceiro do Grupo 2 com 16 pontos e o Capivariano na quarta posição do Grupo 3 com 17 pontos.
Segundo o técnico Fernando Diniz, do Atlético Sorocaba, a melhor campanha na primeira fase precisa ser deixada de lado. "Agora é manter os pés no chão, pois começa tudo do zero, é um novo campeonato", comenta. A respeito dos próximos adversário, o treinador, bem ao seu estilo, foi sucinto: "São equipes boas".

COPA PAULISTA - GRUPOS DA 2.ª FASE 
Grupo 5
Penapolense
Botafogo
Ituano
Audax

Grupo 6
XV de Piracicaba
Palmeiras B
América
Velo Clube

Grupo 7
Rio Claro
Paulista
Grêmio Osasco
Noroeste

Grupo 8
Atlético Sorocaba
Ferroviária
São Carlos
Capivariano

Rodada tem média de seis gols por jogo

Atlético Brasil e Jd. Manchester - Por: LUIZ SETTI

O Cipack goleou o Mineirão pelo placar de 11 a 2, ontem, no Centro Esportivo de Pinheiros. O jogo foi válido pelo Grupo E da Taça Baltazar Fernandes, considerada a terceira divisão do futebol varzeano de Sorocaba.
A torcida presente no Centro Esportivo Dr. Pitico também presenciou uma overdose de gols. O Jandaia venceu o Santa Cruz por 10 a 0 e decretou a segunda maior goleada da rodada.
A Taça Baltazar Fernandes teve o registro de 74 gols em 12 partidas -- média de 6 gols por jogo. A rodada teve apenas dois empates. Um deles foi sem gols: Atlético Brasil 0 x 0 Jardim Manchester, no Pinheiros. Confira na tabela. 

RESULTADOS DE ONTEM

Grupo Local Jogo

C CE Dr. Pitico Aparecidinha 3 x 2 Lago Country
G CE Brig. Tobias São Lorenzo 1 x 3 Fepasa
H CE Maria Eugênia Vila Maria 1 x 4 Grêmio Vitória Régia
A CE Pinheiros Acadêmico 4 x 2 Atleta Cidadão
D CE Maria Eugênia 13 de Maio 5 x 1 Entre Amigos
D CE Brig. Tobias Juventus 3 x 1 Assoc. Sorocabana de Atletismo
G CE Dr. Pitico Novo Horizonte 1 x 3 Paraíso
E CE Maria Eugênia DFD 2 x 2 União São Bento
E CE Pinheiros Cipack 11 x 2 Mineirão
F CE Brig. Tobias 9 de Julho 0 x 2 Ponte Nova
F CE Dr. Pitico Juventus do Morro 4 x 0 Torino
A CE Dr. Pitico Santa Cruz 0 x 10 Jandaia
B CE Pinheiros Atlético Brasil 0 x 0 Jardim Manchester
B CE Maria Eugênia Unidos da Vila Astúrias 1 x 4 Vila Haro
C CE Brig. Tobias União do Laranjeiras 0 x 2 Chelsea
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Atlético Sorocaba goleia o Juventus no CIC: 4 a 1

O Atlético Sorocaba goleou o Juventus pelo placar de 4 a 1, na manhã deste domingo, no Estádio Municipal Walter Ribeiro. A partida foi válida pela 14.ª e última rodada da Copa Paulista de Futebol e esse resultado premiou o Galo sorocabano como a equipe de melhor campanha entre os 28 participantes na primeira fase da competição.

O jogo não foi marcado apenas pelos cinco gols. O confronto também teve dois pênaltis e chamou a atenção devido às seis expulsões promovidas pelo árbitro Leandro Camargo Costa: três pelo lado do Juventus e outras três pelo Atlético Sorocaba - incluindo o técnico Fernando Diniz.

O placar elástico animou os torcedores do Atlético Sorocaba, pois a equipe atuou sem a base titular. Diniz poupou vários titulares e aproveitou o momento para fazer experiências. "Foi importante para os jogadores ganharem confiança e ritmo de jogo. E esse resultado não foi nenhuma surpresa, pois muitos desses atletas têm condições de serem titulares", comenta.

O primeiro gol do Atlético Sorocaba saiu logo aos 9 minutos de jogo com o volante Rodolfo, em uma cobrança de pênalti. Mas a comemoração durou pouco. Logo em seguida, o Juventus foi ao ataque e o árbitro assinalou o pênalti. O zagueiro Mário bateu e empatou a partida.

O técnico Fernando Diniz reclamou da marcação do pênalti a favor do Juventus e foi expulso pela arbitragem. O treinador deixou o gramado e dirigiu a equipe no setor das cadeiras do estádio Walter Ribeiro. A sequência de cartões vermelhos prosseguiu aos 26" com a expulsão do atacante Bruninho, do Atlético Sorocaba, depois de ter cometido uma falta no atacante Didi. Aos 44" foi a vez do meia Maurício, do Juventus, deixar o jogo após derrubar Geninho no ataque do Galo sorocabano.
Com a igualdade de jogadores, o Atlético Sorocaba voltou melhor ao segundo tempo. A consequência foi o gol do atacante Luizinho, aos 5", após uma ótima jogada do meia Geninho pela esquerda. O gol deixou o Galo sorocabano mais à vontade e o elenco do Juventus nervoso, pois precisava da vitória para sonhar com a classificação. O reflexo disso foi a expulsão do zagueiro Mário, do time paulistano, aos 18", após cometer uma falta na entrada da área.
A equipe do Atlético Sorocaba continuou no ataque e ampliou o marcador aos 32". O meia Geninho invadiu a área adversária com a bola dominada e tocou para Matheus, que chutou forte entre a trave esquerda e o goleiro Júnior. Logo depois, Serrano fez falta e foi expulso de campo. Nesse momento, tanto o Atlético Sorocaba quanto o Juventus tinham nove jogadores em campo.

O último gol do Galo sorocabano saiu no final da partida. Luizinho dominou a bola fora da área e chutou a bola no canto no canto esquerdo, sem chance de defesa para o goleiro Júnior. E para encerrar a lista de expulsões, o meia Léo cometeu uma falta no meio-campo e ganhou o indesejado cartão vermelho.

O resultado classificou o Atlético Sorocaba à próxima fase da competição. Já o Juventus deu adeus à Copa Paulista de Futebol.

FICHA TÉCNICA


Atlético Sorocaba 4 x 1 Juventus
Atlético Sorocaba - Willian; Rafinha (Matheus), Igor, Patrick e Serrano; Rodolfo (César), Ramalho, Diogo e Geninho; Bruninho e Luizinho. Técnico: Fernando Diniz
Juventus - Júnior; Ednei (Rafael Magalhães), Fabão, Mário e Pavone; Jean, Maurício, Saulo e Léo; Didi (Raikard) e Tom (Romarinho). Técnico: Luiz Carlos Ferreira
Árbitro - Leandro Camargo Costa
Gols - Rodolfo, aos 9" do 1º tempo; Luizinho, aos 5", Matheus, aos 32" e Luizinho, aos 43" do 2º tempo (Atlético Sorocaba); Mário, aos 11" do 1º tempo (Juventus)
Cartões amarelos - Rodolfo, Willian e Patrick (Atlético Sorocaba)
Cartões vermelhos - Bruninho, aos 26" do 1º tempo e Serrano, aos 38" do 2º tempo (Atlético Sorocaba); Maurício, aos 44" do 1º tempo; Mário, aos 18" e Léo, aos 45" do 2º tempo (Juventus)
Local - Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba.
(Giuliano Bonamim-Jornal Cruzeiro do Sul)

São Bento se despede com empate

O São Bento se despediu com um empate da Copa Paulista de Futebol 2012. O resultado de 1 a 1 diante do Palmeiras B, na manhã deste domingo, na Rua Javari, deixou a equipe sorocabana na penúltima posição do Grupo 4 com 14 pontos.

O elenco comandado pelo técnico Edson Vieira deixou a competição com 33,3% de aproveitamento. Em 14 partidas, a equipe venceu quatro, empatou duas e perdeu oito. O time só ficou à frente do São José, lanterna da Chave com 9 pontos.

Mesmo sem chances de classificação, o São Bento enfrentou o Palmeiras B com o objetivo de se despedir com vitória da Copa Paulista. E logo aos 10 minutos de jogo, o atacante Tiago Tremonti abriu o marcador para o time sorocabano. Aos 20", o São Bento ficou com um jogador a menos com a expulsão do atacante Gabriel.

Segundo o árbitro Alex Lopes Loula, o atleta da equipe sorocabana deu um tapa no rosto do zagueiro Marcos Vinícius fora da disputa de bola. Consta na súmula da partida que a informação foi passada pelo segundo assistente da arbitragem, Carlos Alberto Funari.

A resposta do Palmeiras B veio logo no início do segundo tempo. O atacante Clavero balançou a rede do São Bento aos 4" e decretou o empate da partida.

"Vitrine", Copa do Brasil Sub-20 é lançada com 32 times

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira no Museu do Futebol, em São Paulo, a CBF lançou de forma oficial a Copa do Brasil Sub-20. A competição contará com 32 clubes, de 11 Estados do País, e será iniciada em 2 de outubro com o confronto entre Avaí e Corinthians. A final do torneio, que será em formato mata-mata, terá a sua decisão no dia 15 de dezembro.

Realizada em parceria com o canal ESPN, que transmitirá 20 partidas ao vivo, a Copa do Brasil Sub-20 foi criada também com o objetivo de revelar novas promessas do futebol nacional, como destacou Virgílio Elísio da Costa Neto, diretor de competições da CBF, que esteve presente no evento desta quarta.

"Nossa ideia é colocar na vitrine mil garotos que representam os 32 times. Será que 10% disso não têm um elevado nível técnico?", indagou o dirigente, que ainda revelou que os locais dos jogos da competição ainda não está definidos. Ele descartou, inclusive a chance de as partidas acontecerem em centros de treinamento das equipes, assim também como em estádios de grande porte.

"Em CTs não teremos jogos, por melhores que sejam. Imagina o São Paulo jogando no Morumbi para apenas 100 pessoas? Os clubes que vão escolher os seus estádios", completou Virgílio.

A versão principal da Copa do Brasil foi realizada com 64 times neste ano, e a própria CBF admite que gostaria de repetir essa fórmula no Sub-20, mas ao mesmo tempo reconhece que ela não seria financeiramente vantajosa para os clubes e para a própria entidade.

"Ainda queremos fazer com que todo o Brasil participe, mas neste momento é economicamente inviável. Nas próximas edições vamos ver se dá para fazer uma pré-Copa (um torneio classificatório para a Copa do Brasil Sub-20)", afirmou Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e um dos vice-presidentes da CBF, se referindo ao fato de que gostaria de contar com a presença de representantes de mais Estados na competição.

Quem também marcou presença no evento desta quarta no Museu do Futebol foi Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, que apontou o desejo do clube de usar o Parque São Jorge em jogos da Copa do Brasil Sub-20, enquanto a nova arena do time está sendo construída em Itaquera e os jogadores da equipe principal estão treinando no CT Joaquim Grava, localizado no Parque Ecológico do Tietê.

"O Corinthians deve jogar em Guarulhos (onde o time tem parceria com o Flamengo local para formar garotos da base) e também temos a intenção de fazer jogos na Fazendinha, mas o estádio precisa passar por uma reforma", afirmou Edu.

A CBF ainda revelou nesta quarta que a Copa do Brasil terá portões abertos para o público, mas poderá haver cobrança de ingressos apenas para a final. Além disso, a entidade anunciou que fará a versão Sub-17 da competição em 2013 e pretende lançar também a Sub-15, mas isso ainda não está definido.
Confira os clubes e os 16 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil Sub-20:

Avaí x Corinthians

Ponte Preta x Vasco

Portuguesa x Atlético-MG

Figueirense x Internacional

América-MG x Vitória

Boa x Bragantino

Goiás x Santos

Sport x Botafogo

Coritiba x São Paulo

Náutico x Fluminense

Guaratinguetá x Barueri

Paraná x Grêmio

Guarani x Cruzeiro

Atlético-GO x Palmeiras

ABC x Bahia

Ceará x Flamengo (AE)

Villarreal é eliminado na Copa do Rei

O Villarreal deu sequência ao seu calvário no futebol espanhol, nesta quarta-feira (12), ao ser eliminado de forma precoce na Copa do Rei. O time, que foi rebaixado à segunda divisão no fim da temporada passada, foi derrotado pelo Ponferradina por 2 a 0, diante de sua torcida.

O brasileiro Wellington Silva, ex-Fluminense, e Ander Lafuente marcaram os gols da partida. Com a vitória, o modesto Ponferradina, também da segundona, avançou à terceira rodada da competição nacional.

Já o Racing Santander e o Sporting Gijon, também rebaixados em maio deste ano, conseguiram se manter na Copa do Rei, no duelo de jogo único desta segunda rodada. O primeiro derrotou o Lugo, fora de casa, por 1 a 0. O Gijon superou o Girona por 2 a 0, diante de sua torcida.

Os confrontos da próxima fase da Copa do Rei serão definidos por sorteio a ser realizado na sexta-feira (14). (AE)

Atlético Sorocaba já pensa na 2ª fase da Copinha

Com o primeiro lugar do Grupo 4 da Copa Paulista já assegurado, o Atlético Sorocaba começa a projetar quais serão seus próximos adversários na competição. O Galo assegurou a liderança da chave na primeira fase ao derrotar o São Bento por 2 a 1 no dérbi da cidade também foi favorecido pela derrota do Palmeiras B por 1 a 0 para o São José. Faltando uma rodada para o encerramento da fase inicial, o Galo tem quatro pontos a mais que o Palmeiras (27 a 23). 

De acordo com o regulamento, a segunda fase da Copa Paulista terá quatro grupos, com quatro times cada. Eles jogarão entre si, dentro das chaves, em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo seguem na competição, que a partir de então passará a ser disputada no sistema mata-mata. 

Como primeiro colocado do Grupo 4, o Atlético Sorocaba estará no Grupo 8 e enfrentará o segundo colocado do Grupo 1, o terceiro do Grupo 2 e o quarto do Grupo 3. Considerando a classificação atual, a chave teria Ferroviária, São Carlos e Paulista, além do Galo. 

O Atlético Sorocaba se despede da primeira fase no próximo domingo, quando recebe o Juventus, às 10h, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). 
 
É possível que o técnico Fernando Diniz poupe alguns jogadores visando a sequência do campeonato. O Juventus é o quinto colocado, com 20 pontos (a mesma pontuação do Grêmio Osasco, que está em quarto) e briga pela classificação.

Vedete SAS vence três no Estadual

Encerrando o primeiro turno da Série Ouro do Campeonato Estadual de Futsal, as categorias menores do Vedete SAS conquistaram três vitórias e uma derrota. Os jogos aconteceram no Ginásio do Lar Escola Monteiro Lobato, contra os times do Pulo do Gato de Campinas, no último fim de semana. 

O destaque sorocabano ficou, mais uma vez, com a equipe sub-11. Atual vice-campeão do Campeonato Metropolitano de Futsal, o elenco goleou o adversário por 8 a 0, enquanto o sub-15 garantiu uma vitória pelo placar de 6 a 2. 
 
A equipe sub-13 também levou a melhor sobre o Pulo do Gato, encerrando a partida em 2 a 0. Único derrotado na rodada, o elenco sub-9 não conseguiu segurar os visitantes, perdendo pelo placar de 5 a 2. 

O segundo turno do Estadual tem início no próximo domingo, a partir das 9h. As categorias menores da equipe sorocabana recebem o Círculo Militar, da capital paulista.

Ucens Sorocaba sedia competição de tênis

Cerca de 150 atletas devem participar da 10ª edição do Campeonato Colonial Sudoeste de Tênis, a ser realizado no próximo final de semana. As 26 equipes participantes são originárias de cinco cidades da região sudoeste. Além da anfitriã do evento, Sorocaba, participarão Osasco, Vargem Grande Paulista, Piedade e Registro.

Os participantes são atletas nikkeis, podendo ter um jogador não nikkei por equipe. Os jogos seguem os critérios oficiais estabelecidos pela organização do campeonato, com troféus de premiação aos vencedores. As categorias ouro, prata e bronze masculinas e femininas serão disputadas por equipes de cinco a sete jogadores.

O campeonato acontece no Clube de Campo da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens), com início previsto para as 8h do sábado. Outras informações podem ser encontradas no site www.ucens.com.br.

São Bento faz hoje jogo-treino em Itu

O São Bento, que está em sua última semana de trabalho com o elenco profissional na temporada, disputa hoje um jogo-treino contra o Ituano. A partida, marcada para o estádio Novelli Júnior, em Itu, tem início programado para as 15h30. 

Já eliminado da Copa Paulista, o Bentão se despede da competição no próximo domingo, quando encara o Palmeiras B, às 10h, no estádio da Rua Javari, em São Paulo. Os jogadores trabalharam em dois períodos ontem e devem repetir a dose amanhã. Na sexta-feira, o técnico Edson Vieira comanda o coletivo apronto e no sábado ocorre um trabalho recreativo.

Sub-20 ainda sonha

O time sub-20 do São Bento segue na briga por uma vaga na próxima fase do Campeonato Paulista da categoria. Quinto colocado do Grupo 4, o time enfrenta o Grêmio Barueri neste sábado, às 15h, fora de casa, em partida válida pela última rodada da fase classificatória. 

Além de ter de ganhar o jogo, o Bentinho torce por um tropeço do Guarani, que está em quarto lugar, com os mesmos 11 pontos da equipe sorocabana, mas uma vitória a mais (os quatro primeiros se classificam). A equipe campineira joga no mesmo horário, fora de casa, diante do Grêmio Osasco.
Na última sexta-feira, o Bentinho empatou por 2 a 2 com o Capivariano, em partida disputada no estádio Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim.

Jogador Mickey é homenageado pelos 87 anos


Realizado no último domingo, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), o 13º Encontro de Gerações do Futebol Sorocabano marcou as comemorações pelo aniversário de 87 anos do ex-jogador Mickey. Houve uma partida de futebol, homenagens e almoço.

O evento teve inicio com a entrada em campo do próprio Mickey, acompanhado por jogadores de sua geração, como Paraná, Biter, Ferrari, Bazani,Trabuco, Nelo, Nei Silva e Wilsinho. Eles passaram por um corredor formado por todos os participantes, entre eles Esquerdinha, Nei Roz e Comendador Hermes.

Em seguida foram feitas as homenagens ao aniversariante: uma pela Câmara Municipal e a outra pelo panathleta Edson Veronese, que entregou um exemplar do Jornal da História informativo que narra toda a vida dos 69 anos de Mickey dedicados ao futebol. A terceira homenagem (a entrega de um troféu) foi feita pelos panathletas Ademir de Barros (Paraná), João Fagundes Júnior e Pedro Roberto Pereira de Souza.

Na segunda parte do evento foi realizado uma partida de futebol entre as equipes Branca e Azul, formadas pelos amigos do Mickey e do Panathlon. No primeiro tempo jogaram os atletas mais velhos, preferencialmente acima de 60 anos, enquanto na segunda etapa jogaram os demais atletas, com idade entre 13 e 60 anos a equipe Branca venceu a partida por 4 a 3.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Jogo não é realizado por falta de árbitro

A bola não rolou no jogo entre Jandaia e Acadêmico, válido pela Taça Baltazar Fernandes de Futebol. O árbitro escalado para apitar a partida marcada para ontem, às 15h20, não compareceu ao campo do Centro Esportivo do Maria Eugênia. Ambas as equipes esperaram a chegada do juiz durante 20 minutos e, em conjunto, decidiram deixar o gramado. 

Apenas um mesário e um auxiliar compareceram no Centro Esportivo do Maria Eugênia. A nova data da partida será definida pela Secretaria de Esportes de Sorocaba. 

A rodada de domingo teve mais três partidas. O Grêmio Vitória Régia goleou o Unidos do Paineiras pelo placar de 4 a 0, no Centro Esportivo de Pinheiros. Mais dois jogos ocorreram no Dr. Pitico: Vila Fiori 1 x 0 Águia de Ouro e Instituto Atleta Cidadão 0 x 2 Colorado.

RESULTADOS DA 4ª RODADA: GRUPOS A/H/P
Local Jogo
CE Pinheiros Grêmio Vitória Régia 4 x 0 Unidos do Paineiras
CE Dr. Pitico Vila Fiori 1 x 0 Águia de Ouro
CE Dr. Pitico Instituto Atleta Cidadão 0 x 2 Colorado
CE Maria Eugênia Jandaia x Acadêmico*
* jogo não realizado

Rodada do Campeonato Veterano da Segunda Divisão é marcada por empates

O equilíbrio foi a marca dos jogos de ontem do Campeonato Veterano da Segunda Divisão. Das seis partidas disputadas, três terminaram empatadas -- e todas pelo mesmo placar: 1 a 1. Os únicos times que saíram de campo com os três pontos foram o São Guilherme (que fez 4 a 2 no Espanha), o Águia de Ouro (que bateu o Grêmio Vitória Régia por 3 a 1) e o Jardim Santa Marina (que derrotou o Renew por 1 a 0). As partidas marcaram o encerramento da segunda rodada nos grupos A e B. Ao todo, foram registrados 17 gols, média de 2,83 por jogo.

A competição volta a ter jogos no próximo sábado, quando será realizada a abertura da terceira rodada. Ao todo, estão programadas nove partidas, válidas pelos grupos C, D e E.

Galo busca a classificação


Ainda de luto pelo falecimento de reverendo Moon, líder da Associação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial, o Atlético Sorocaba entra em campo hoje para enfrentar o Audax, às 19h, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). A entidade criada por Moon é a mantenedora do Galo e responsável por cerca de 90% do orçamento do clube. O Galo lidera o Grupo 4 da competição, com 23 pontos. Se vencer hoje, irá a 26 e assegura matematicamente a classificação para a próxima fase -- além de ter mais tranquilidade para o dérbi contra o São Bento, no próximo sábado.

Hoje, os jogadores utilizarão uma tarja preta no uniforme, simbolizando o luto. A diretoria do Galo também solicitou à Federação Paulista de Futebol que seja respeitado um minuto de silêncio antes do jogo. Mas, quando as homenagens acabarem e a bola rolar, Atlético e Audax devem fazer uma partida quente. Além de ambos os times brigarem pela classificação para a próxima fase, o histórico recente mostra uma rivalidade entre as equipes. No Campeonato Paulista da Série A2, o Galo venceu o time paulistano duas vezes no quadrangular decisivo, o que acabou tornando-se decisivo para seu acesso à Série A1.

A rivalidade ganhou novos capítulos quando o quadrangular chegou ao fim e o Audax tentou anular na Justiça Desportiva a partida entre Atlético e União Barbarense, que terminou empatada por 2 a 2, resultado que garantiu o acesso das duas equipes. Sem sucesso no recurso, o time da capital acabou permanecendo mesmo na A2. Quando se encontraram novamente, no primeiro turno da Copa Paulista, o Atlético venceu por 4 a 0, fora de casa.

O técnico Fernando Diniz deverá repetir a escalação utilizada na vitória sobre o São Bernardo. O volante Fernando Miguel, que sentiu um desconforto muscular e foi poupado do treino de segunda-feira, trabalhou normalmente ontem e deve ser escalado. Já o Audax está em quinto lugar na chave, com 17 pontos. Depois de ser surpreendido pelo São Bento na rodada anterior, mesmo jogando em casa, o time necessita vencer para seguir na briga pelo G4.

FICHA TÉCNICA

Atlético Sorocaba x Audax

Atlético Sorocaba
- Felipe Alves; Bruno Matos, César, Henrique e Marquinhos; Fábio Gomes, Fernando Miguel e Helton Luiz; Carlão, Marcus Vinícius e Serrano. Técnico: Fernando Diniz

Audax - Sidão; Vinícius, Thiago Martinelli, Petterson e Dhiego Souza; Guilherme, Francis, Danilo e Melinho; Léo e Caio. Técnico: Antônio Carlos Zago

Árbitro - Roney Prado Bustamante

Local - Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC)

Horário - 19h
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

São Bento encara o lanterna em São José

Quando avisou que não acreditava mais na classificação do São Bento para a segunda fase da Copa Paulista, o técnico Edson Vieira disse que, ao jogar pela honra, o time deveria pelo menos não terminar a primeira fase no último lugar do Grupo 4. Boa parte dessa espécie de prêmio de consolação estará em jogo hoje, quando o Bentão enfrenta o São José, às 20h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. O time da casa é o lanterna da chave, com apenas seis pontos ganhos em 11 jogos (uma vitória, três empates e sete derrotas). Quatro pontos à frente, está o Bentão, com dez pontos: três vitórias, um empate e sete derrotas.

Apesar da má campanha, o São Bento ainda possui chances de classificação, embora muito remotas. Para conseguir uma reviravolta histórica e chegar à segunda fase da Copa Paulista, a equipe teria de vencer os três jogos que lhe restam e torcer por derrotas combinadas de Grêmio Osasco (quarto colocado, com 17 pontos), Audax (quinto, também com 17) e São Bernardo (sexto, com 11). Além do São José, o Bentão ainda faz o dérbi contra o Atlético Sorocaba e vai a São Paulo encarar o Palmeiras B.

A novidade são-bentista deve ser o zagueiro Orlando. Titular no começo da temporada, ele se recuperou de contusão e deve ocupar a vaga de Rafael Rocha, suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo. Porém, Edson Vieira pode voltar a promover novidades, como na vitória sobre o Audax, quando escalou o lateral Gabriel improvisado no ataque. A ousadia deu certo: Gabriel marcou os dois gols do Bentão, que agora vai em busca da segunda vitória seguida fora de casa.

E se o São Bento ainda tem chances mínimas de classificação, a Águia do Vale não conta nem mesmo com essa motivação. Matematicamente eliminado da Copa Paulista, o São José quer utilizar os jogos finais da competição para se preparar para a Série A2 do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA

São José x São Bento

São José
- Camilo; Pacheco, Merize, Cássio e Flávio; Henrique, Luiz, Chico e Maciel; Negueba e Érick. Técnico: Rúbio Alencar

São Bento - Henal; Veloso, Rafael Silva, Orlando e Cortez; Gabriel, Magno, Brasília e Edilson Azul; Tiago Tremonti e Robinho. Técnico: Edson Vieira

Árbitro - Luciano Monteiro dos Santos

Local - Estádio Martins Pereira (São José dos Campos)

Horário - 20h
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

LSB joga para entrar na zona dos playoffs

A Liga Sorocabana de Basquete (LSB) joga hoje em São José do Rio Preto, contra o América, de olho numa vaga no G4, a zona de classificação para os playoffs do Campeonato Paulista da Série A1. A partida, marcada para o ginásio Alberto Cecconi, ocorre às 20h. Os dois times têm campanha parecida, com seis pontos cada, fruto de duas vitórias e duas derrotas. A equipe rio-pretense leva a melhor nos critérios de desempate e ocupa a quarta colocação, enquanto os sorocabanos estão em quinto. Se sair vitoriosa, a LSB ultrapassa o rival e entra na zona de classificação.

Um triunfo hoje também colocaria ponto final num pequeno tabu que vem perseguindo a Liga Sorocaba neste início de campeonato. A equipe ainda não conseguiu vencer fora de casa perdeu para Bauru e Limeira. Como venceu seu último compromisso (101 a 78 sobre Jacareí, em Sorocaba), a expectativa é de um novo resultado positivo para embalar na competição estadual. "Vamos enfrentar um adversário direto na luta para entrar no G4 e, mesmo sabendo das dificuldades normais de se jogar contra o América, entraremos em quadra com o pensamento de vitória", afirma o técnico Rinaldo Rodrigues. Mais uma vez, ele terá de contornar os desfalques do pivô Ricardo Azevedo e do ala/pivô Daniel Gaúcho, que se recuperam de contusão.

Embora confiante numa boa apresentação, o treinador sorocabano vê o adversário como um difícil oponente na briga pela classificação. "Vamos encarar o time que conta com o cestinha da competição (Rashaun), por isso, temos de ter atenção redobrada no setor defensivo, não só para tentar tirar o seu volume, como também para segurar os demais jogadores", opina.

Kenny eficiente

O armador norte-americano Kenny Dawkins é o jogador mais eficiente do Campeonato Paulista, conforme levantamento divulgado na última segunda-feira pela Federação Paulista de Basquete. Principal nome do elenco da LSB, ele ocupa o primeiro lugar da estatística da eficiência, que é medida por uma equação que leva em conta os principais fundamentos, como pontos, assistências, tocos e rebotes. Além disso, Dawkins aparece com destaque em outros itens: é o terceiro colocado entre os cestinhas, com média de 20 pontos por jogo; o segundo nas bolas recuperadas, com média de três por partida; e o quinto no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 64%.

Demais jogos

Além de América x LSB, o Grupo B do Campeonato Paulista terá hoje o Rio Claro recebendo o líder Limeira. Já pelo Grupo A, o primeiro colocado São José recebe o Pinheiros.
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Três times seguem com 100% de aproveitamento

Juventus, Alternativa e Luciana Maria venceram seus jogos de ontem e estão com 100% de aproveitamento no Campeonato Veterano da Segunda Divisão, todos com duas vitórias em duas partidas disputadas.
O Juventus bateu o Independente do Jardim Josane por 1 a 0, no Centro Esportivo Aparecidinha. O Alternativa foi até o Centro Esportivo Maria Eugênia e ganhou do Jandaia por 2 a 1. Já o Luciana Maria jogou no Centro Esportivo Pinheiros e aplicou 3 a 0 sobre o Parada do Alto.
A maior goleada da rodada foi protagonizada pelo Vila Helena, que fez 5 a 0 sobre o Recreativo Campestre, no estádio Bráulio Garcia Clemente.
A Associação de Árbitros da Grande São Paulo não divulgou o resultado do jogo entre Unidos do São Guilherme e Associação Sorocabana de Atletismo.

Rodada registra média de 2,81 gols por partida


A Taça Baltazar Fernandes, terceira divisão do futebol varzeano de Sorocaba, teve domingo 45 gols marcados nos 16 jogos disputados, válidos pela segunda e terceira rodadas. A competição, portanto, registrou média de 2,81 gols por partida. A bola rolou durante o dia todo em quatro centros esportivos.
Responsável pela maior goleada da primeira rodada, o Atlético Parque São Bento voltou a vencer. Jogando no centro esportivo Pinheiros, o time bateu o Ajax por 3 a 1.
Já o Itanguá II, outro que havia goleado na estreia, ficou no 0 a 0 com o Jardim Itapemirim, em Brigadeiro Tobias. Este foi, inclusive, o único jogo sem gols na rodada.
Confira no quadro todos os resultados das partidas, que foram válidas pelos grupos I ao P.


Resultados deste Domingo
Local Jogo
CE Brig. Tobias Enquadros 2 x 0 Ferroviária
CE Pinheiros Aliança 0 x 2 Sousa Independente
CE Dr. Pitico Dimas 4 x 1 Elite
CE Maria Eugênia Ponte Preta 1 x 0 Júlio de Mesquita
CE Brig. Tobias Jardim Itapemirim 0 x 0 Itanguá II
CE Pinheiros Gregório Leme 1 x 3 Jardim Brasilândia
CE Dr. Pitico Tigrão 2 x 4 Josane
CE Maria Eugênia Rápido Valência 1 x 1 Pirâmide
CE Brig. Tobias Águia de Ouro 1 x 0 Estrela de Ouro
CE Pinheiros Ajax 1 x 3 Atlético Parque São Bento
CE Dr. Pitico Pérola Negra 2 x 4 Colorado
CE Maria Eugênia Comercial São Bento 3 x 1 Vila Fiori
CE Brig. Tobias Casa Branca 1 x 2 Vila Carol
CE Pinheiros Condomínio 2 x 0 Renew
CE Dr. Pitico Alternativa 2 x 0 São Guilherme
CE Maria Eugênia Parque São Bento 1 x 0 Portuguesa

Tabela Completa Taça Baltazar Fernandes 2017

Secretaria de Esporte e Lazer 1ª Rodada - 19 de março - (domingo) ...